Combinamos de voltar para explicar e continuar entendendo as instruções de lavagem nas etiquetas das roupas, lembra? E aqui estamos!
No primeiro post falamos sobre os símbolos pertinentes à secagem, uso do alvejante e passadoria, se ainda não viu, clique aqui.
Agora que você já passou por lá, continue comigo nesse texto para aprender mais sobre os símbolos de lavagem, lavagem a seco e temperatura.
Lavagem
Os símbolos de lavagem falam sobre restrições de lavagem a seco, manual ou na máquina.
Proibido lavar a seco.
Permitido lavar a seco.
Lavar na máquina.
Proibido lavar com água.
Somente lavagem manual.
Alguns tecidos são mais sensíveis e acabam merecendo mais cuidados que outros, nessas etiquetas será comum que veja os símbolos abaixo que também falam sobre o ciclo de lavagem ou agitação da máquina.
Utilize o ciclo reduzido ao lavar à máquina.
Lavar à máquina com agitação suave (ciclo para roupas delicadas).
Lavagem a seco
Como vimos anteriormente, o símbolo do “círculo sem nada dentro” significa que a peça deve ser lavada a seco, mas também existem algumas especificações para esse tipo de lavagem, como os tipos solventes ou substâncias que podem ser utilizadas. Veja abaixo:
A peça pode ser lavada a seco com todos os solventes.
Lavagem a seco com percloroetileno, solvente R113, hidrocarboneto e solvente R11.
Permite os mesmos solventes mostrados em “P”, mas com limitações à respeito da quantidade de água, à ação mecânica e/ou à temperatura.
Pode ser lavada a seco com solvente R113 e hidrocarboneto.
Considere os mesmos solventes mostrados em “F”, mas com limitações à respeito da quantidade de água, à ação mecânica ou à temperatura.
Símbolos de temperatura
Se você achar alguns desses símbolos, saiba que eles são responsáveis por indicar a temperatura limite da água para lavagem da peça, por exemplo, a instrução de lavar a 40 °C, diz que você pode lavar o item até essa temperatura.
Veja abaixo:
Esse símbolo quer dizer que a temperatura máxima da água deve ser de 30 °C.
Já nesse, a temperatura máxima da água deve ser de 50 °C.
Em outros casos, as etiquetas usam o esquema de pontinhos pretos ao invés da indicação de temperatura, mas a identificação é bem fácil, conforme abaixo:
Utilize água na temperatura máxima de 30 °C.
Máxima de 40 °C.
Temperatura máxima da água não deve ser maior que 50 °C.
Eu sei, demora um tempinho para pegar o jeito e entender todos esses símbolos, mas vale a pena o esforço, por que o resultado você vai ver refletido na vida útil das suas roupas <3 Então, vou deixar uma imagem que dá uma resumida bem legal nessas informações que acabamos de ver.
Se ainda ficou alguma dúvida, deixa pra gente aqui embaixo nos comentários.
Sugestões de assunto, dicas de cuidados com a roupa e receitas de vó, também são bem-vindas. 😉
Ah! Não deixe também de nos seguir no Instagram e Facebook para mantermos o nosso papo em dia, combinado?
Beijos, Lucy.